Diga não ao Latex

Luva de Nitrila ou Látex ?

Nós da Allergocenter sempre defendemos o uso de luvas para os procedimentos diários. Mas você sabe qual é a luva ideal para você e para cada tarefa da sua casa?

Qual é a mais indicada para você?

As Luvas de Látex são as mais comuns quando o assunto é faxina em casa. Elas são bem confortáveis e oferecem excelente barreira de proteção. A desvantagem deste material é que algumas pessoas têm mais sensibilidade e podem apresentar reações alérgicas devido ao látex. Essas reações podem variar desde uma coceirinha até a uma anafilaxia (que pode comprometer a respiração), por isso todo o cuidado é necessário.

A reação alérgica mais comum aos produtos contendo látex, especialmente em usuários de luva, é o ressecamento e a irritação na área que teve contato, denominada “Dermatite irritativa”. É uma reação não imunológica causada pela lavagem repetitiva das mãos com sabões ou detergentes, podendo através do talco da luva ou do pó do látex se tornar a porta de entrada para a sensibilização do látex. As reações imunológicas à borracha natural são do tipo I (mediada por IgE) imediatas ou do tipo IV (mediadas por linfócitos) tardias, relacionadas aos aceleradores da vulcanização (tiurans, carbamatos, mercaptomix) e antioxidantes (hidroquinona e parafenilenodiamina) adicionados ao látex.

Para que ocorra a reação tipo I é necessária uma sensibilização prévia, ou seja, o paciente deve apresentar anticorpo da classe IgE específico para pelo menos 1 dos antígenos do látex. A sensibilização ocorre quando há contato com material contendo látex, especialmente luvas ou até inalação de partículas aerossolizadas.

O paciente apresentará sintomas imediatos após contato com produtos contendo látex, como conjuntivite alérgica, rinite alérgica ou asma. Pode apresentar urticária de contato com coceira e formação de placas com vermelhidão no local. As reações podem ser leves ou até potencialmente fatais como anafilaxia. As reações mais graves com urticária extensa, crise de asma grave, hipotensão e choque são relacionadas com contato do látex por via parenteral ou através das mucosas, devendo receber atendimento rápido.

Para que ocorra a reação do tipo IV é necessária a sensibilização prévia e os sintomas iniciam-se 48 a 72 hs após o contato com o alérgeno. A reação acontece devido a adição de antioxidantes e aceleradores na produção do látex. A maioria dos pacientes apresenta dermatite de contato nas mãos relacionada com a utilização de luvas (pode apresentar vermelhidão, vesículas, crostas, descamação e coceira). Reação com preservativos pode acontecer também, nesse caso no local de contato com o mesmo pode haver coceira, vermelhidão, descamação. Alternativa para esta questão é a utilização de preservativos sem látex.

Já as Luvas de Nitrila são feitas de borracha sintética e substituem as luvas de Látex de uso doméstico. Elas não têm proteínas do látex e oferecem uma excelente resistência ao desgaste e aos produtos corrosivos, dependendo do modelo e da espessura. Esses produtos de segurança são muitas vezes considerados como um dos tipos mais fortes de luvas, sendo seguros para as pessoas alérgicas. Apesar de serem muito resistentes a produtos químicos, as luvas de borracha nitrílica tendem a ser mais sensíveis e, dependendo do atrito, podem acabar danificadas. Por serem mais sensíveis, têm um grande grau de flexibilidade.

Interessado em Luvas de Nitrila ? Clique aqui!

Categories: Saúde